quarta-feira, julho 04, 2007

Portugal-Brasil: Galp e Petrobras preparam aliança nos biocombustíveis

A Galp Energía e a Petrobras assinarão, hoje, um acordo para criar uma empresa de risco compartilhado para a produção e distribuição de biocombustíveis.
Uma fonte da Galp informou, ontem, que o acordo será selado ao mesmo tempo que acontece a Reunião de Cúpula da União Européia-Brasil, que reunirá o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com autoridades comunitárias, lideradas pelo presidente da Comissão, José Manuel Durão Barroso.
No último dia 18 de maio, a Galp Energía e a Petrobras assinaram um memorando de colaboração que prevê a exportação de óleo vegetal e biodiesel para Portugal, sendo refinados nas fábricas de Sines e Porto. O princípio de acordo estabelece que o início da produção será em 2010 estimando um investimento de cerca de 200 milhões de euros. O projecto prevê a produção de 600.000 toneladas de biocombustíveis, das quais a metade seria exportado para outros países europeus.
As 300.000 toneladas restantes serão destinadas ao mercado de Portugal, que pretende fazer com que o biocombustível represente 10% do total utilizado no transporte rodoviário antes de 2010.

Arquivo do blogue