sexta-feira, julho 20, 2007

Globalização Financeira: Lavagem de Dinheiro, Financiamento do Terrorismo e Crime Organizado

Bancos despreparados para enfrentar o "dinheiro sujo" / Monitoramento de casos suspeitos depende dos funcionários

Avalia-se que os capitais "lavados" por traficantes de drogas, armas, escravas brancas e demais criminosos através do sistema financeiro mundial somam US$ 1 trilhão por ano. A guerra contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo são grande desafio para os bancos, canal de legalização dos lucros oriundos de atos criminosos.
O custo da repressão à lavagem de dinheiro aumenta dramaticamente para os bancos, já que o envolvimento do setor financeiro na batalha contra o crime organizado cresce assustadoramente.
Paralelamente, esta atividade tornou-se mais difícil por causa da complexidade crescente do mercado de capitais, que inclui maior exposição em mercados emergentes freqüentemente desconhecidos e o aumento considerável do uso de medidas financeiras alternativas.
A KPMG recentemente concluiu uma pesquisa internacional entre 224 bancos de 55 países sobre os temas que os preocupam em relação à repressão da lavagem de dinheiro (Anti-Money Laundering, ou AML na sigla em inglês).
Considerando os resultados da pesquisa anterior, realizada em 2004, os bancos aumentaram os gastos com a aquisição de sistemas e desenvolvimento de processos AML em cerca de 58%, percentual consideravelmente superior a avaliação de aumento de 43%, feita há três anos. O maior gasto continua no monitoramento das transações e no treinamento de pessoal.
Apesar da redução entre o gasto previsto e o realizado, os bancos avaliam que nos próximos três anos o aumento do gasto para temas AML será de apenas 34%, provavelmente subestimando - novamente - a complexidade da operação.
A participação de executivos de bancos na repressão aumentou, aproximando-se de 71% dos bancos da amostragem, contra os 61% de 2004. A maioria dos bancos (85%) tem política AML comum no mundo, que se estende de 58% no Oriente Médio e na África até os 100% nos EUA.
Existem indícios claros de que os sistemas que monitoram as transações deveriam ser aperfeiçoados. Apesar da existência de tecnologia complexa, 97% dos bancos consideram que dependem da vigilância de seus funcionários para o monitoramento e localização de casos suspeitos.
Ao mesmo tempo, 1/3 dos bancos não está satisfeito com a eficácia dos sistemas de monitoramento das transações, e menos de um em cada cinco se dizem "muito satisfeitos".
Mesmo após todos os esforços, providências e gastos com sistemas e treinamento, o volume de casos suspeitos aumentou 70% entre os bancos da amostragem, e 42% deles declararam que o número de casos suspeitos aumentou consideravelmente.
Um outro tema considerável, no qual os bancos envidam grandes esforços, é a localização de pessoas politicamente expostas envolvidas em lavagem de dinheiro. Entre os bancos pesquisados, sete em cada 10 declararam efetuar severos controles.
Mary Stassinákis
Sucursal da União Européia

Arquivo do blogue