terça-feira, julho 10, 2007

China: Reforço dos laços comerciais e políticos com a Síria

O vice-primeiro-ministro para o Assuntos Económicos da Síria, Abdullah al-Dardari, na visita oficial a Pequim, que terminou ontem, manifestou expressamente o interesse do seu país em acolher investimentos chineses nas áreas das indústrias petrolífera, produção e distribuição de energia eléctrica, infra-estruturas, telecomunicações e turismo.
Para dinamizar as relações económicas bilaterais, Dardari propôs a construção pela China de uma Zona Industrial e de uma Plataforma de Telecomunicações ambas controladas pelos parceiros chineses, bem como manifestou interesse na criação de empresas mistas para a construção de refinarias, gasodutos, infra-estruturas de distribuição de combustíveis fósseis, construção civil e no sector imobiliário.
Sufian Allaw, ministro sírio do Petróleo e Recursos Minerais, classificou de “urgente” um amplo programa de investimentos chineses no sector energético, pois o país regista um défice de produção anual de electricidade da ordem dos 600 MW.
Em 2006, o comércio bilateral aumentou 55% relativamente a 2005, movimentando 1 400 milhões de dólares. No final do ano passado, empresas chinesas assinaram contratos para a realização de projectos na Síria, no valor de 819 milhões de dólares.

Fonte:
China View

Arquivo do blogue